Quando entramos no cenário digital, a quantidade de tecnologias que surgem em intervalos cada vez menores é impressionante. Então, torna-se essencial entender o impacto dessas tecnologias na sociedade e no mercado.
Muitas tecnologias são recebidas com excesso de euforia, como panacieas, viram moda, e, depois de algum tempo, o entusiasmo passa e percebe-se que não são solução para tudo, causando decepção. Depois do período de decepção, cada tecnologia alcança seu papel no espectro tecnológico, tendo uma finalidade específica. No momento de maturidade, alcança sua real importência no mercado.
Este processo foi analisado pela Gartner Inc., em 1995, e batizado de hype-cycle, sendo uma representação gráfica da maturidade, adoção e aplicação social de tecnologias específicas. As 5 fases de um hype-cycle são descritas como:
- "Gatilho da tecnologia": um fator se torna o gatilho, gerando interesse do mercado e da mídia.
- "Pico das expectativas infladas": o frenesi da publicidade gera entusiasmo e expectativas não reais.
- "Depressão de desilusão": há uma falha em atender às expectativas e a tecnologia sai de moda.
- "Ladeira do esclarecimento": mesmo a imprensa tendo parado de abordar a tecnologia, alguns negócios continuam a usá-la e experimentá-la, compreendendo os benefícios e aplicações práticas.
- "Platô de produtividade": é alcançado conforme os benefícios se tornem demonstrados e aceitos. A tecnologia torna-se estável e evolui na 2ª ou 3ª geração. A altura final do platô varia, dependendo se a tecnologia é aplicável ou com benefícios apenas para um nicho de mercado.
Fonte: Gartner, por Jeremy Kemp e tradução de Martha Gabriel (Marketing na Era Digital, novatec).
FONTE DE PESQUISA: Livro: "Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias", da profª e amiga, Martha Gabriel (Cap. 4, "Marketing Digital": Editora Novatec).
Nenhum comentário:
Postar um comentário