Pensamentos de Mahatma Gandhi:
"Tudo o que você faz na vida será insignificante! Mas é muito importante que você faça!"
"Uma vida sem religião é como um barco sem leme."
"Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho."
"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã."
"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade."
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."
Após atuar mais de vinte anos na África do Sul, Gandhi resolve retornar à Índia, em 1914, com o firme propósito de defender seus ideais, onde deu inicio a campanha pela paz entre Hindus e Muçulmanos que se encontravam em constantes conflitos, para atuar, intensamente, contra o domínio Britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo Indiano. Em função destas posições foi preso por diversas vezes pelos Britânicos.
Gandhi era contra a violência, defendeu as várias formas pacíficas de protesto como, por exemplo: passeatas, greves, jejuns e retiros espirituais. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre Muçulmanos e Hindus. Porém, foi assassinado em Nova Délhi, em 1948, por um extremista Hindu, que num único e último suspiro, Gandhi, declarou o nome de Deus. Diante de toda esta dedicação passou a ser chamado de Mahatma, "grande alma", Gandhi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário