Fora de Série

Esta página será dedicada aos Fora de Série, também chamados de Outliers. Como alguns atingem sucesso extraordinário, sendo chamados de Fora de Série? Por definição, temos:

Fora de Série:
  • Em pequena escala e de acordo com padrões próprios.
  • Fora do comum, excepcional, singular.
Outlier:
  • Algo que está afastado ou é classificado diferentemente de um corpo principal ou relacionado.
  • Uma observação estatística cujo valor na amostragem é marcadamente diferente dos demais.

Acreditamos que os gênios que revolucionaram o mundo dos negócios, das artes, das ciências, das religiões, das filosofias e dos esportes são apenas talento.

Como Bill Gates, Larry Page, Sergey Brin, The Beatles, Mozart, Gandhi, Jesus, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Einstein, Thomas Edison, Nikola Tesla, Ray Kurzweil, Galileu, Copérnico, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci, entre tantos outros, são considerados Fora de Série?

Veremos que "ninguém se faz sozinho": todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de forma singular.

Qual é a sua cultura, em que época nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados? Todos estes fatores exercem influência no padrão de qualidade das realizações humanas. Para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias, pelo menos, 10.000 horas de prática (3 horas/dia ou 20 horas/semana), com 10 anos de treinamento.


O que a Google faria? (texto adaptado)

Parece que nenhuma empresa, executivo ou instituição entende perfeitamente como sobreviver e prosperar na era da Internet. Exceto a Google. Assim, em face de todos os desafios atuais, faz sentido perguntar: o que a Google faria?
Em administração, comércio, notícias, mídia, manufatura, marketing, indústria de serviços, investimentos, política, governo, educação e religião, responder essa pergunta é uma chave para navegar em um mundo que mudou radical e definitivamente.


Esse mundo está "de pernas para o ar", virado do avesso, é absurdo e confuso. Que poderia imaginar que um serviço gratuito de classificados poderia ter um efeito tão profundo e permanente sobre a indústria jornalística, que crianças com câmeras e conexões de Internet pudessem reunir públicos maiores que redes de TV, que eremitas com teclados pudessem derrubar políticos e empresas, e que pessoas sem formação acadêmica pudessem criar empresas que valem bilhões?


Eles não fizeram isso quebrando as regras, mas funcionam de acordo com as novas regras de uma nova era, a saber:

  • Agora, os clientes estão no comando. Podem ser ouvidos no mundo inteiro e têm impacto sobre instituições gigantescas num piscar de olhos;
  • As pessoas podem se encontrar em qualquer lugar e se unir a favor de você ou contra;
  • O mercado de massa está morto, substituído pela massa de nichos;
  • "Mercados de conversas", decretou The Cluetrain Manifesto (trabalho sobre a era da Internet, em 2000). Hoje, a principal habilidade de uma organização não é mais vender, e, sim, conversar;
  • Mudamos de uma economia baseada na escassez, para uma economia baseada na abundância. O controle de produtos ou da distribuição não mais garantirá um produto de alta qualidade e lucro;
  • Permitir que os clientes colaborem com você: na criação, distribuição, marketing e apoio a produtos. É o que gera um produto de alta qualidade no mercado atualmente;
  • Empresas bem sucedidas são as redes - que obtêm o mínimo de valor possível para que possam crescer o máximo possível - e as plataformas sobre as quais essas redes são construídas.
  • Ser proprietário de canais, pessoas, produtos ou de propriedade intelectual não é mais a chave para o sucesso, e, sim, a transparência.
Os fundadores e executivos do Google entendem a mudança provocada pela Internet. É por isso que eles são tão bem sucedidos e poderosos e administram o que o The Times, de Londres, chamou "a empresa de crescimento mais rápido da história mundial". O mesmo vale para alguns capitalistas disruptores, como Mark Zuckerberg (fundador do Facebook); Craig Newmark (fundador e representante de serviço ao cliente, do site Craiglist); Jimmy Wales (cofundador da Wikipedia); Jeff Bezos (fundador da Amazon); e Kevin Rose (criador do Digg). Eles vêem um mundo diferente do que o restante de nós vê e, em consequência, tomam decisões diferentes, que não fazem sentido de acordo com as antigas regras das antigas indústrias, que, agora, estão despedaçadas, graças a esses novos modos e novos pensadores.



É por isso que a resposta inteligente a essa mudança é perguntar o que esses disruptores - Mark, Craig, Jeff, Kevin e, é claro, a Google - fariam. A Google, generosamente, compartilha sua filosofia, no site da empresa, declarando as "Dez verdades descobertas pelo Google". São tópicos inteligentes, mas óbvios, que ajudam na doutrinação de empresas (necessário quando você tem um aumento de funcionários de 50% em 1 ano: de 16.000, no final de 2007, para 20.000, antes do final de 2008): "O foco no usuário e em todo o resto continuará", decreta a Google. "É melhor fazer só uma coisa, muito, muito bem. (...) Rápido é melhor que devagar. (...) Você pode ganhar dinheiro sem ser mau. (...) Há sempre mais informações em outros lugares. (...) A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras...". São tópicos úteis, mas não contam a história toda. Há mais a se aprender observando o Google.

A questão é sobre pensar de maneiras novas, enfrentar novos desafios, resolver problemas com novas soluções, ver novas oportunidades e entender com outra perspectiva a estrutura da economia e da sociedade. Tenta-se ver o mundo como a Google o vê, analisando e desconstruindo seu sucesso ao longe, de modo que possamos aplicar o que aprendemos a nossas próprias empresas, instituições e carreiras. Faremos engenharia reversa na Google.

A Google é nosso modelo para pensar de modo diferente, porque seu sucesso é singular. A Hitwise, que mede o tráfego na Internet, informou que o Google deteve 71% das buscas nos EUA e 87% no Reino Unido, em 2008. Depois de adquirir a empresa de propaganda DoubleClick, em 2008, a Google passou a controlar 69% dos serviços de propaganda online, segundo a IDC. No Reino Unido, a receita de propaganda do Google ultrapassou a da maior entidade televisiva comercial, ITV, e, 2008, e espera-se que ultrapasse a receita de todos os jornais nacionais da Inglaterra juntos.


A empresa ainda está em disparada: o tráfego do Google, em 2007, cresceu 22,4% em um ano. A Google não declara mais quantos servidores administra - as estimativas giram em torno de milhões - e parou de declarar quantas páginas monitora, mas, quando começou, em 1998, ela indexava 26.000.000 de páginas; em 2000, rastreava 1.000.000.000; em meados de 2008, 1.000.000.000.000 de páginas. Em 2007 e, novamente, em 2008, diz o Millward Brown BransZ Top 10, o Google era a marca nº 1, em todo o mundo.


Google: Nossa filosofia - Dez verdades em que acreditamos

"O mecanismo de pesquisa perfeito", diz o co-fundador Larry Page, "deve entender exatamente o que você quis dizer e retornar exatamente o que você quer". Quando o Google começou, você ficaria incrivelmente surpreso em inserir uma consulta de pesquisa e encontrar a resposta certa imediatamente. O Google se tornou um sucesso exatamente porque éramos melhores e mais rápidos em encontrar a resposta certa do que outros mecanismos de pesquisa da época.

Mas a tecnologia tem evoluído muito desde então e a cara da web mudou. Reconhecendo que a pesquisa é um problema que nunca será resolvido, continuamos a ultrapassar os limites da tecnologia existente para fornecer um serviço rápido, exato e fácil de usar que possa ser acessado por qualquer pessoa em busca de informações, esteja ela em uma mesa em Boston ou em um telefone em Bangcoc. Também não deixamos de lado as lições que aprendemos com a pesquisa para enfrentar ainda mais desafios.


 À medida que continuamos olhando para o futuro, esses princípios essenciais orientam as nossas ações.

Dez verdades descobertas pelo Google

1. O foco no usuário e em todo o resto continuará.
Desde o início, procuramos fornecer a melhor experiência do usuário possível. Não importa se estamos desenvolvendo um novo navegador da internet ou um novo ajuste no layout da página inicial, tomamos muito cuidado para garantir que você ficará satisfeito, e não para atingir o nosso próprio objetivo ou resultado interno. A interface da nossa página inicial é simples e as páginas são carregadas instantaneamente. O posicionamento dos resultados de pesquisa nunca é vendido para ninguém, e a publicidade não serve apenas para anunciar, mas também para oferecer conteúdo relevante, sem distrair os usuários. Além disso, quando criamos novas ferramentas e novos aplicativos, queremos que eles funcionem tão bem que você nunca fique pensando em outra alternativa.

2. É melhor fazer uma só coisa muito, muito bem.
Fazemos pesquisa. Com um dos maiores grupos de pesquisa do mundo voltado exclusivamente para solucionar problemas de pesquisa, sabemos o que fazemos bem e o que poderia ser melhor. Graças à iteração contínua em problemas difíceis, temos conseguido solucionar questões complexas e fornecer aprimoramentos constantemente para um serviço que já faz da busca de informações uma experiência rápida e simples para milhões de pessoas. A nossa dedicação para melhorar a pesquisa nos ajuda a aplicar o que aprendemos em novos produtos, como o Gmail e o Google Maps. Esperamos levar o poder da pesquisa para áreas anteriormente não exploradas e ajudar as pessoas a acessar e usar ainda mais as informações em franca expansão em suas vidas.

3. Rápido é melhor que devagar.
Sabemos que o seu tempo é precioso, e quando você procura uma resposta na web, quer encontrá-la imediatamente – e o que nós queremos é oferecê-la. Talvez sejamos a única empresa do mundo que pode dizer que o nosso objetivo é fazer com que as pessoas saiam da nossa página o mais rápido possível. Diminuindo o excesso de bits e bytes das nossas páginas e aumentando a eficiência do nosso ambiente de serviço, quebramos os nossos próprios recordes de velocidade muitas vezes, até reduzir o tempo de resposta médio de um resultado de pesquisa a uma fração de segundo. A velocidade é uma das prioridades de todos os produtos que lançamos, seja um aplicativo para celular ou o Google Chrome, um navegador desenvolvido para ser rápido o suficiente na web moderna. E ainda continuamos trabalhando para que tudo fique cada vez mais rápido.

4. A democracia na web funciona.
A pesquisa do Google funciona porque tem como base milhões de usuários que postam links em sites para ajudar a determinar quais sites oferecem conteúdo de qualidade. Avaliamos a importância de cada página da web usando mais de 200 sinais e diversas técnicas, incluindo o nosso algoritmo PageRank™ patenteado, que analisa quais sites foram "votados" como as melhores fontes de informações por outras páginas da web. Quanto mais a web cresce, melhor ainda fica essa abordagem, pois cada novo site é outro ponto de informações e outro voto a ser contado. Nessa mesma linha, trabalhamos ativamente no desenvolvimento de softwares de código aberto, que trazem inovação graças ao esforço coletivo de muitos programadores.

5. Você não precisa estar em sua mesa para precisar de uma resposta.
O mundo está cada vez mais móvel: as pessoas querem acesso às informações onde estiverem e sempre que precisarem. Somos os pioneiros de novas tecnologias e oferecemos novas soluções para serviços móveis que ajudam as pessoas do mundo todo a realizar diversas tarefas pelo celular, desde verificar e-mails e compromissos até assistir a vídeos, sem falar das várias maneiras diferentes de acessar a pesquisa do Google em um celular. Além disso, esperamos levar ainda mais inovação para os usuários móveis em qualquer lugar com o Android, uma plataforma móvel de código aberto gratuita. O Android tem essa liberdade que moldou a internet para o mundo móvel. O Android não só beneficia os clientes, que têm mais opções e novas experiências móveis, mas também gera oportunidades de renda para transportadoras, fabricantes e desenvolvedores.

6. Você pode ganhar dinheiro sem ser mau.
O Google é uma empresa. A receita gerada é derivada da tecnologia de pesquisa oferecida para as empresas e da venda de anúncios exibidos no nosso site e em outros sites da web. Centenas de milhares de anunciantes do mundo todo usam o Google AdWords para promover seus produtos; centenas de milhares de editores aproveitam o nosso programa Google AdSense para exibir anúncios relevantes para o conteúdo dos seus sites. Finalmente, para garantir o atendimento a todos os usuários (sejam anunciantes ou não), temos um conjunto de princípios que servem de orientação para os nossos programas e práticas de publicidade:
  • Não permitimos a exibição de anúncios nas nossas páginas de resultados, a não ser que eles sejam relevantes onde aparecem. Acreditamos piamente que os anúncios podem fornecer informações úteis se, e somente se, forem relevantes para o que você deseja encontrar - é por isso que algumas pesquisas acabam não exibindo nenhum anúncio.
  • Acreditamos que a publicidade não precisa ser espalhafatosa para ser eficiente. Não aceitamos anúncios pop-up, que atrapalham a visibilidade do conteúdo solicitado. Constatamos que os anúncios de texto relevantes para o usuário que lê geram taxas de cliques muito maiores do que os anúncios exibidos aleatoriamente. Qualquer anunciante, grande ou pequeno, pode aproveitar essa mídia, que é muito mais direcionada.
  • Como os anúncios no Google sempre são identificados claramente como um "Link patrocinado", a integridade dos nossos resultados de pesquisa não é comprometida. Nunca manipulamos as classificações para colocar os nossos parceiros nas primeiras posições dos resultados de pesquisa e ninguém pode comprar um PageRank melhor. Os nossos usuários confiam na nossa objetividade e nenhum ganho a curto prazo justificaria a perda dessa confiança.
7. Há sempre mais informações em outros lugares.
Depois de indexar mais páginas HTML na internet do que qualquer outro serviço de pesquisa, os nossos engenheiros passaram a se preocupar com as informações que não estavam acessíveis imediatamente. Às vezes, é apenas uma questão de integrar novos bancos de dados na pesquisa, como adicionar um número de telefone, uma busca de endereço e um diretório de empresas. Outras iniciativas exigiram um pouco mais de criatividade, como a adição da possibilidade de pesquisar arquivos de notícias, patentes, periódicos acadêmicos, bilhões de imagens e milhões de livros. Os nossos pesquisadores continuam procurando maneiras de levar todas as informações do mundo às pessoas que procuram respostas.

8. A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras.
Nossa empresa foi fundada na Califórnia, mas a nossa missão é facilitar o acesso às informações para o mundo inteiro, em todos os idiomas. Para isso, temos escritórios em dezenas de países, mantemos mais de 150 domínios na internet e exibimos mais da metade dos nossos resultados para pessoas que moram fora dos Estados Unidos. Oferecemos a interface de pesquisa do Google em mais de 110 idiomas, permitimos que as pessoas limitem os resultados ao conteúdo escrito em seu próprio idioma e pretendemos fornecer os demais aplicativos e produtos no máximo de idiomas possível. Usando as nossas ferramentas de tradução, as pessoas podem descobrir conteúdos escritos no outro lado do mundo em idiomas que elas não falam. Com essas ferramentas e a ajuda de tradutores voluntários, temos conseguido melhorar muito a variedade e a qualidade dos serviços que oferecemos até nas regiões mais remotas do planeta.

9. Você pode ser sério sem um terno.
Os nossos fundadores criaram o Google com base na ideia de que o trabalho deve ser desafiador e que o desafio deve ser divertido. Acreditamos que coisas excelentes e criativas têm maior probabilidade de acontecer com a cultura certa da empresa - e isso não significa apenas lâmpadas de lava e bolas de borracha. Incentivamos o trabalho em equipe e temos orgulho das realizações individuais que contribuem para o nosso sucesso em geral. Valorizamos muito os nossos funcionários - pessoas animadas e apaixonadas pelo que fazem com diversas formações e abordagens criativas com relação a trabalho, diversão e vida. A nossa atmosfera pode ser casual, mas como as novas ideias surgem na fila da lanchonete, em uma reunião da equipe ou na academia, elas são desenvolvidas, testadas e colocadas em prática com muita rapidez - e também podem ser o início de um novo projeto destinado ao uso mundial.

10. Ótimo não é bom o suficiente.
Tudo é bom quando começa bem, não quando termina bem. Nós estipulamos metas que sabemos que ainda não podemos atingir porque acreditamos que o esforço para atingi-las resultará em um trabalho melhor do que o esperado. Através da inovação e da iteração, desejamos criar coisas que funcionem bem e fazer aprimoramentos de maneiras inesperadas. Por exemplo, quando um dos nossos engenheiros viu que a pesquisa funcionava bem para palavras sem erros de ortografia, ele pensou como seria a pesquisa com erros de ortografia. Isso o levou a criar um corretor ortográfico intuitivo e mais útil.
Mesmo que você não saiba exatamente o que está procurando, encontrar uma resposta na web é problema nosso, não seu. Tentamos estimar as necessidades ainda não solicitadas pelo nosso público-alvo global e as satisfazemos com produtos e serviços que estipulam novos padrões. Quando lançamos o Gmail, ele tinha mais espaço de armazenamento do que qualquer serviço de e-mail disponível. Se olharmos para trás, essa oferta parece óbvia - mas isso porque agora temos novos padrões de armazenamento de e-mail. Procuramos fazer esse tipo de alteração e sempre buscamos novos lugares onde podemos fazer a diferença. Finalmente, a nossa constante insatisfação com as coisas é a força motriz que está por trás de tudo que fazemos.

Atualização: Escrevemos essas "10 verdades" há muitos anos. Revisamos essa lista periodicamente para ver se ela ainda é válida. Esperamos que seja - e você pode nos ajudar a fazer isso. (setembro de 2009)

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