domingo, 15 de maio de 2011

50 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital (texto adaptado)

Com um texto adaptado, publicamos a lista com 50 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital. A partir de então, novos livros e comentários serão incluídos neste espaço.


Segundo Conrado Adolpho, autor do livro Os 8Ps do Marketing Digital - O Guia Estratégico de Marketing Digital (904 páginas, 4ª edição), para ser um especialista em Marketing Digital, recomenda-se o seguinte: "A minha indicação sempre vai na direção de 'leia, leia, leia, teste, teste, teste'. A sua especialização de marketing digital você fará lendo bons livros e testando em algum site (de preferência, o seu). Monte um site simples e se dedique a ele pelo menos uma hora por dia. Pode ser um site de venda de dicas para emagrecer, vendendo meias ou um blog em prol de uma causa social. (...)". Ele nos apresenta uma lista com os 50 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital, que podem ser conhecidos no seu Blog, em http://goo.gl/95m5j. Apresentamos um resumo e, em breve, acrescentaremos mais alguns livros:


Apresentamos aqui os livros que auxiliaram Conrado Adolpho a construir seu conhecimento em Marketing Digital. É importante que os tenha em mente, apesar de não precisar ler todos, além dos clássicos, como o próprio Os 8Ps do Marketing Digital - O Guia Estratégico de Marketing Digital (4ª edição) e os do Philip Kotler, principalmente, Administração de Marketing (12ª Edição, com capa vermelha). Acrescentamos, também, o ótimo livro Marketing na Era Digital, da Martha Gabriel (apresenta conceitos, plataformas e estratégias de Marketing Digital).






Aí vai a lista:

1) 33 milhões de pessoas na sua rede de contatos


Um ótimo livro para estudar o case do TED e como empresas e pessoas estão construindo carreiras com ações de rede social.

2) A Busca




Literatura obrigatória para quem pensa em Internet: “Não dá para não ler”. Em termos de Internet, é um livro antigo, de 2006, sendo um dos primeiros livros editados no Brasil sobre o Google. John Battelle discorre sobre a influência dos buscadores num mundo baseado numa quantidade ilimitada de informações disponíveis. (...) Há uma resenha muito boa no Digestivo Cultural sobre o livro.

3)  A Cauda Longa




Chris Anderson merece um capítulo à parte, visto que lançou 2 clássicos da economia digital. A Cauda Longa fala sobre o mercado de nichos, onde ninguém havia escrito. A Internet derruba barreiras geográficas: o que, na sua cidade representa um nicho de 500 pessoas (o número de fanáticos por bocha, por exemplo, o que não lhe garantiria a sobrevivência nem com uma loja na avenida principal), no mundo virtual representa milhões de pessoas. A Cauda Longa mostra como ganhar dinheiro atingindo os nichos, a partir de exemplos de empresas americanas. 

4)  Free – O Futuro dos Preços




Outro clássico de Chris Anderson, “Free” é considerado melhor do que “A Cauda Longa”. É um livro de economia, apresentando como empresas em ambientes digitais conseguem transformar serviços gratuitos em milhões (ou bilhões) de dólares. A lógica do livro é bem interessante e é leitura obrigatória para repensar o modelo de negócios da sua empresa ou para abrir uma nova empresa. O livro vira de ponta-cabeça o “P” de preço, de McCarthy, mostrando que a economia dos bits trouxe inovações e modelos de se fazer negócios que nunca imaginávamos, devendo ser pensados.

5) Adwords – A Arte da Guerra




Para quem quer ficar craque em links patrocinados, esse é o livro. Ricardo Vaz Monteiro, ex-dono da Nomer, reuniu uma quantidade interessante de conhecimento sobre links patrocinados. 

6) A Estratégia de Barack Obama




O livro é o case do Barack Obama, já tão discutido e comentado pelo mundo. A vantagem é que é em formato de livro. A obra é bem objetiva e conta os passos e as estratégias utilizadas pela campanha de Obama – não só as de marketing digital, mas também o comportamento de Obama frente à massacrante campanha eleitoral.

7) A Galáxia da Internet



O sociólogo espanhol Manuel Castells dispensa elogios. Trantando a Internet com uma abordagem sociológica, discorre sobre a mudança na sociedade a partir de seus bits. Leitura para enriquecer o conhecimento da sociedade digital e entender um pouco esse mundo que nós vivemos. Não está na lista, mas na mesma linha de Castells, porém, como contraponto, sugiro Zygmunt Bauman.

8) As 22 Consagradas Leis do Marketing



“Marketing Digital” só tem o sobrenome “Digital”, continuando sendo Marketing. Ler livros de Marketing faz parte do conhecimento de Marketing Digital. O livro de Al Ries e Jack Trout foi um marco na história do Marketing. Esse livro mostra famosas leis, como: “É prefirível ser o primeiro a ser o melhor” ou “Se não for o primeiro em uma categoria, crie uma nova categoria em que você seja o primeiro”. Todas as 22 Leis propostas tem total aderência com a Internet e a economia digital. É um livro que irá acrescentar-lhe muito sobre Marketing Digital, sem falar uma palavra de Internet.

9) Posicionamento – A Batalha por sua Mente



Dispensa comentários. É comprar e ler. O livro é uma aula de estratégia de empresas, sejam elas virtuais ou não. Desde Porter, não aparecera nada na década de 80 que valesse a pena estudar a fundo. O conceito de “posicionamento”, que é atual e atuante até hoje, mereceu tal honra. 

10) As Novas Regras do Marketing e Relações Públicas



A tradução do livro trouxe o termo “public relations” como “relações públicas”, porém, o conceito de relações públicas, nos Estados Unidos, é um pouco diferente do que entendemos aqui no Brasil. O ideal seria trocar “relações públicas”, no título do livro traduzido, para “Assessoria de imprensa”. O livro, de 2008, continua válido. Seu texto fala sobre como devem agir os novos profissionais de marketing, privilegiando mais a divulgação e publicidade, do que anúncios e propaganda. Caminha junto do criticado “A Queda da Propaganda”, de Al Ries, porém, é menos enfático. 

11) As Novas Regras da Comunidade: Marketing na Mídia Social



Um livro melhor que o anterior, na questão de trabalhar mídia social como uma nova maneira de construir sua imagem. Traz uma grande quantidade de cases americanos; logo, é preciso aprender o conceito, mas não fazer tudo ao pé da letra. Se tiver que escolher entre o anterior e este, leia primeiro este.

12) A Arte de SEO



Como recomendação do Conrado Adolpho, 2 outros livros sobre SEO (“SEO – A bíblia” e “SEO e SEM”, da Martha Gabriel) foram retirados, porque este é o indicado como único que compre para aprender os primeiros 70% do que é SEO. Como estamos no Brasil, esse livro vai lhe dar subsídios para que você alcance excelentes resultados em otimização de sites no nosso país.

13) Blog Marketing



O livro traz dicas interessantes de como os blogs ajudam na comunicação de uma marca. Uma ressalva: o papel dos blogs, atualmente, mudou um pouco com o crescimento do Twitter, do Facebook e com a chegada dos smartphones cada vez mais “smarts”. Não é que os blogs vão acabar, mas acho que o papel dele mudou um pouco.

14) Buzz



Marketing é como sexo na adolescência: muito se fala, mas pouco se faz (pelo menos na nossa adolescência). Este livro, junto com mais 2 outros que apresentamos aqui, mostrará preceitos da comunicação viral e de como espalhar sua mensagem transformando o seu consumidor em veículo.

15) Satisfação Garantida



É sempre bom saber como pensam os grandes nomes do mercado digital. Tony Hsieh é um desses nomes. O empreendedor tem uma história que deveria servir de exemplo para muitos empreendedores, ao passo que põe como um bem maior a felicidade e o propósito. Traz a história da Zappos.

16) Start-up



É interessante entender como pensam os empreendedores, para descobrir que muitos deles não têm nada a mais do que eu ou você: estavam no lugar certo, na hora certa e com a idéia certa (isso não vale para todos, pois alguns fizeram a sua hora e o seu lugar). O livro transcreve várias entrevistas com empreendedores (ou intraempreendedores) de empresas como Apple (com Wozniack), RIM (com Mike Lazaridis), Blogger (Evan Williams), Flickr (com Craig Newmark), Firefox, PayPal, Lotus, Gmail e outros. 

17) Click



Bill Trancer é diretor da Hitwise e curioso por natureza. Este livro traz muitas informações: como ler o que o Google traz para você, em termos de pesquisa de palavras-chave, por milhões de pessoas que fazem buscas em sua telinha. Basicamente, fala sobre o 1ºP do marketing digital. Você revelaria para todos da sua família, amigos e clientes todas as suas buscas no Google nos últimos 12 meses? A maioria das pessoas não as revelaria. Iria aparecer nome de ex-namorada, site de empregos e muito mais que só diz respeito a nós mesmos. Uma pesquisa de mercado sobre infidelidade (com perguntas do tipo: “você já traiu a sua esposa?”) iria ter um alto grau de incerteza por parte das respostas. No mundo real, somos influenciados por quem nos pergunta. Um ser humano pode nos julgar ou revelar nossas respostas. No mundo virtual do Google, você pode perguntar o que quiser que o robô do buscador não vai julgar-lhe. Vai entregar as respostas às perguntas mais assombrosas, com a mesma imparcialidade, como quem lhe responde uma pergunta sobre uma receita de torta de maçã. Resultado: somos muito mais honestos em nossas perguntas (que, de certa forma, é uma resposta à pergunta “o que estamos precisando ou pensando”). O livro Click trata desse assunto: como ler nas entrelinhas do Google (Google Insigths e ferramentas de palavras-chave, por exemplo) e na ferramenta da Hitwise e qual o comportamento do público mediante uma determinada palavra-chave.

18) Como Criar Sites Persuasivos



Segundo Conrado Adolpho, este foi um dos primeiros livros que leu sobre Marketing Digital e ainda utiliza muitas técnicas que ele ensina. É muito bom para quem deseja ir além do site otimizado ou bonitinho. Andrew Chak traz os diversos tipos de internautas e o que oferecer para cada um deles, em termos de conteúdo, para que ele seja persuadido a comprar de você. (...) A leitura é fácil e serve como um guia para que você tenha nas mãos: de desenvolvedor, empresário ou designer de interfaces.

19) Como Ganhar US$ 1 Milhão na Internet



Dá várias dicas para programas de afiliados, software para envio de e-mail marketing, softwares de resposta automática de e-mails, entre outras. Ewen Chia tomou a decisão de ganhar dinheiro na Internet, pensou para conseguir, mas, finalmente, conseguiu fazê-lo com técnicas que são reveladas no livro.

20) Viral Loop



Excelente livro que conta a história da criação das principais mídias sociais e outros sites, que dependam de muito tráfego e pessoas cadastradas, como o MySpace, Flickr, Bebbo, Ning, eBay, PayPal, YouTube e outros. O livro mostra a história e a teoria por trás do crescimento de cada um, defendendo o que ele chama de “coeficiente viral” (concordamos e é brilhante a maneira como isso resume tanta coisa sobre o que é marketing viral, sendo incorporado à teoria dos 8Ps do Marketing Digital). 

21) Cultura Digital.br



Livro baseado numa em entrevistas com pessoas que tem papel relevante na inclusão digital e é uma reflexão sobre a inserção da sociedade brasileira na economia baseada em bits. As entrevistas vão de Marcelo Tas à Gilberto Gil. Dá uma visão interessante do pensamento de pessoas conhecidas e influentes sobre a cybercultura que cresce a cada dia. Para quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e, legalmente).

22) Design para Internet



Além do blog usabilidoido (de excelente conteúdo), há alguns bons livros sobre usabilidade para se adquirir e aprender mais. Quanto mais a Internet se democratiza, mais a usabilidade é importante para fazer com que um site seja acessado por todos (isso porque nem falei ainda em acessibilidade). Felipe Memória traz diversos exemplos, desde do site da BBC e vários exemplos dos sites da Globo (na época, Felipe era designer da Globo). O livro tem um blog que o complementa. 

23) Não me Faça Pensar



Um dos melhores livros de usabilidade que conhecemos. O Jakob Nielsen é muito bom, mas o Steve Krug é mais fácil para os iniciantes. Leitura obrigatória antes de começar a projetar o seu site. O efeito colateral de lê-lo é “putz… vou ter que refazer todo o meu site”. O livro traz exemplos ilustrados, casos de abas, de botões e vários elementos que achamos nem ter tanta importância na navegação, mas têm. E muita. (...) Steve Krug fez um livro simples de ler e com muito conteúdo. 

24) Do Público para as Redes



Para quem gostou de “A Galáxia da Internet”, do Castells, vai gostar desse aqui. Traz uma coletânea de artigos escritos por pensadores da sociedade da informação e outros que trabalham com comunicação, como Paulo Nassar. (...) Reflexão necessária a cada capítulo (destaque para o capítulo 4: “Da democracia à cyberdemocracia”, de Derrick De Kerckhove). 

25) e-empreendedor



Goossen, empresário experiente de empresas baseadas em Internet, mostra como uma empresa pode utilizar a inteligência coletiva, inovação aberta e redes sociais para alavancar seus negócios. (...) Em termos de livro para utilização de redes sociais em negócios, prefiro o “Groundswell”, da Charlene Li. Sobre inovação aberta, prefiro “O Poder das Multidões”, do Howe e, sobre empreendedorismo digital, prefiro o “Empreendedorismo e Marketing”, que mostraremos a seguir. 

26) Empreendedorismo e Marketing



É um livro de empreendedorismo na Internet e Marketing na Internet, sendo baseado no curso de MBA da Wharton School e foi escrito por Lodish (30 anos de experiência em mais de 40 empresas de alta tecnologia) e Morgan (vice-presidente da IdeaLab! – se você não conhece a história da IdeaLab, leia-a antes de ler esse livro… aliás, leia-a agora). Como um bom livro de empreendedorismo e marketing, fala sobre posicionamento, segmentação, publicidade, relações públicas, vendas etc.

27) Estratégias de E-mail Marketing



Vale a pena ler este livro, porque é um dos únicos que tratam do tema no mercado. Não entendo porque o e-mail marketing é tão desprezada, a ponto de não ter quase nenhum livro no mercado brasileiro sobre ele. Leia-o inteiro e, depois, utilize-o como um guia quando for pensar na sua campanha de e-mail marketing. Não se restrinja somente a ele. E-mail marketing é marketing direto. Como uma dica e fornecedores, aconselho Easy Mailing, da Dinamize, Virtual Target e Mail Sender.  

28) Linked



Conrado Adolpho não nasceu estudando Internet, mas teve um passado na engenharia aeronáutica e preparando-se para olimpíadas de matemática, ou seja, adorando números. Talvez por isso tenha gostado deste livro. Ele traz a questão das redes sociais, com uma abordagem muito mais matemática e histórica. Discorre sobre os matemáticos que estudaram a teoria dos grafos, que deu origem a toda a teoria sobre redes neurais, redes sociais e adjacentes. É um livro para “saber mais sobre”, mas não é de muita aplicação prática. É bom para quem gosta de história da ciência, de matemática e tem um tempinho livre para ler.

 29) Marketing 3.0



Conclusão que chegamos, após ler Marketing 3.0: Kotler continua ótimo. O livro mostra as mudanças no mundo – com centenas de referências – e mostra para os líderes que é preciso repensar, não só a sua estratégia de marketing, mas sua visão de mundo sustentável (ou insustentável, como está se tornando). Marketing 3.0 é sobre uma nova economia baseada no conhecimento, mas na noção de que esse planeta é a nossa casa e que a população está percebendo que tem algo errado com ele. As empresas que mudarem sua percepção de mundo e aderirem a um movimento global de “vamos consertar a besteira que andamos fazendo” serão as líderes.

30)  Marketing IdeiaVirus



Junto com “Groundswell” e “O Poder das Multidões” – e, também, Wikinomics –, é o que você precisa para entender sobre marketing viral e redes sociais. O livro é bem “Seth Godin” e traz técnicas e nomenclaturas. Seth discorre bem sobre o que faz uma ideia decolar na Internet. É interessante ler também “Ideias que colam”. Não chegamos a mostrá-lo aqui, porque não o conhecemos direito e não lemos, mas temos referências interessantes sobre ele. Vale a pena ler, mas se tiver que escolher qual ler primeiro, leia “Groundswell”.

31) Micropoder



Eu gosto muito de ler sobre as mudanças que as novas tecnologias trouxeram, não só para os negócios, mas para a sociedade como um todo. Entender a nova ordem social, a economia digital, ajuda em muito a desenvolver novas abordagens para as empresas venderem mais para o “novo consumidor”: mais afetado com as mudanças na economia. É ele que está mais exigente, atento e com mais poder. É exatamente disso que esse livro trata. O livro segue a linha do “Do Público para as Redes” e “A Galáxia da internet”, discutindo a sociedade da informação e o novo papel do consumidor. Traz referências a outras obras, desde a Grécia Antiga até os pensadores atuais e tem um texto rico de reflexões. Livro para se ler e refletir. Mais uma vez, vou usar a hashtag #papocabeça, pois é isso que o livro é. Palmas para Javier Cremades. Há outros dois livros interessantes que não mostrei aqui sobre o assunto “novo consumidor”: “A alma do novo consumidor” e “Neoconsumidor”. Vale a pena lê-los.

32) Microtendências



No campo de entender os movimentos da sociedade, para entender melhor o comportamento de compra do consumidor, o livro “Microtendências” traz vários movimentos globais que estão mudando o cenário do mercado consumidor. Penn trata de movimentos em vários países e mostra o que é e como ele influencia no seu negócio. Não cheguei a ler ele inteiro, mas recomendo. Não é de aplicação prática, mas, sim, para que entenda a dinâmica de tendências que surgem em lugares distantes e que logo, logo, podem chegar até aqui – ou que você pode aproveitar, caso venda para outros países. Na mesma linha, vale a pena ler também: “O Segundo Mundo”. Não mostrei ele na lista, mas também mostra como o cenário geopolítico no mundo está mudando com os países ditos  ”emergentes”.

 33) O Mundo é Plano



Esse não tem discussão – tem que ler e pronto. (...) É um livro que fala sobre geopolítica, as forças que mudaram o mundo no que hoje conhecemos, fala sobre a Índia, sobre a China, sobre a bolha da Internet e sobre várias informações que, se você quiser entender em que mundo vivemos, tem que ser lido. Há uma parte, no final do livro, que fala só sobre os Estados Unidos, confesso que não li…

34) O Novo Mundo Digital




Gostei desse livro do Ricardo Neves. Na mesma linha dos últimos, fala sobre sociedade digital, mudanças no mundo – desde a antiguidade até o que conhecemos. Ele foi bastante usado na bibliografia do Google Marketing. Livro para se ler no aeroporto. Não espere dicas e fórmulas de marketing digital, mas, sim, cultura geral a respeito do mundo digital que vivemos e entender um pouco mais o ser humano. Vale a pena.

35) O Poder das Multidões



Já falei dele aqui algumas vezes. Jeff Howe foi quem cunhou o termo “Crowndsourcing” – uma espécie de utilização da inteligência coletiva –, tema desenvolvido por “E-empreendedor” e o “Goundswell”. O “Wikinomics”, que trato mais a frente, também versa sobre este tema. A Internet trouxe para o mercado novas possibilidades de competitividade, baseando-se na eliminação da barreira geográfica e no aproveitamento da inteligência contida (aliada com a tecnologia) em uma, por exemplo, rede social. Utilizar-se desse poder pode tornar sua empresa extremamente competitiva. A inteligência de milhões de pessoas é muito superior à inteligência de sua equipe de pesquisadores, seja ela qual for. É interessante também ler o livro “Open Innovation”, de Henry Chesbrough, e “O Futuro da Competição”, do Prahalad, para entender onde o “poder das multidões” vai dar: inovação aberta (veja o site Nine Sigma e o Innocentive) e em processos de co-criação (como o Camiseteria, App Store, plugins do Firefox etc.).

36) O que a Google faria?



Jeff Jarvis foi o inferno na vida da Dell durante um tempo. Muitos conhecem a história. Ele criou um blog chamado “Dell Hell”, sobre as idiossincrasias que a Dell lhe reservou em uma novela digna da Globo, quando ele precisou da assistência técnica da Dell. Ele é um jornalista experiente e polêmico, conta a história no livro e mostra a maneira “Google” de ver o mercado e lidar com problemas. O livro é bom, mas não chega a ser maravilhoso. Vale a pena ler.

37) Otimização da Página de Entrada



Tim Ash tem uma empresa que realiza, para simplificar a história, “testes A/B”. Um teste A/B é você criar, por exemplo, uma página principal vermelha e outra azul para o seu site e, depois, verificar qual delas teve maior conversão em vendas, fazendo com que cada usuário, aleatoriamente, entre em uma ou em outra. O livro trata de como fazer isso de maneira profissional. Mostra modelos matemáticos para que você entenda o comportamento do seu consumidor e o que deve mudar na sua página para aumentar sua taxa de conversão. É um livro com estrela de favorito. Vale muito a pena ler e entender seu método.

 38) Seis Graus de Separação



Segue a mesma linha do “Linked”, porém, é melhor. O livro versa sobre a evolução da teoria das redes sociais, da conexão entre os indivíduos e mostra aspectos da teoria de sistemas complexos. Utiliza-se de vários cases, para exemplificar suas ideias e é de fácil leitura. É mais teórico-acadêmico e não vai lhe trazer muitas dicas e fórmulas, mas, sim, apresentar como o mundo atual está calcado em conexões bem mais complexas do que imaginamos. O título do livro se remete à famosa experiência dos 6 graus de separação, empírico, entre quaisquer dois seres humanos habitantes desse planeta. É interessante ler mais sobre ela.

39) Sempre Ligado



Livro que trata sobre as mudanças na propaganda e no comportamento do consumidor. (...) Nada muito novo, mas a maneira como o texto as apresenta é diferente, didática e persuasiva. O livro, lógico, fala sobre a indústria da propaganda nos Estados Unidos. É um livro traduzido de um estudo feito pela Booz & Company e começa com uma boa análise das ações da Nike, fala da Tesco, Google, atenção do consumidor e outros pontos relevantes à nova era. É um livro bem voltado para publicitários e agências. Vale a pena.

40) Sundae de Almôndegas



Seth Godin acertou nesse livro. O texto é leve, profundo e com insigths interessantes. Achei engraçado só ele falar que o livro é grosso, mesmo. Porque tem muitas ideias, etc. Ele não leu o Google Marketing, com 656 páginas sobre Marketing Digital e, agora, Os 8Ps do Marketing Digital, com mais de 900 páginas. O livro fala sobre o comportamento comum nas empresas, de utilizar as técnicas antigas em mercados e comportamentos novos. Se o jogo agora é basquete, você não pode achar que está jogando futebol. As regras mudaram porque o jogo mudou. Não dá para você confundir almôndegas com sorvete. Seth tem bons argumentos e, sendo ele um veterano no mercado digital, fala com muita propriedade. Livro com estrelinha para ler antes dos outros.

41) Twitter, Chiclete e Camisinha



Livro divertido, que trata muito bem do assunto Twitter. Editado pela mesma editora do Google Marketing – a Novatec – e por um “iteano” (que estudou no ITA, escola que também estudei). O livro é de fácil leitura e traz informações bem legais sobre softwares para Twitter, dicas, cases, etc. O livro é bem diagramado e escrito por um brasileiro. O que não deixa aquele ar de “nunca ouvi falar dessa empresa”. Tem case da Ivete Sangalo. Também não deixa o ar de “Ele está falando da Dell, mas minha empresa é muito menor e as estratégias não são as mesmas”. O livro ainda traz um dicionário de termos do Twitter. (...)

42) Vai Fundo



(...) A versão em português chama-se “Vai Fundo”. O livro é conta o que Gary Vaynerchuk, um descendente bielorusso, fez para aumentar o faturamento da loja de vinhos da família utilizando Facebook, sites de vídeos, como o YouTube, e outras ferramentas da web 2.0. O livro é divertido e fácil de ler. (...) Vale a pena estudar o case de Gary, que pode ensinar muito a sua empresa: como utilizar as redes sociais para melhorar o seu negócio. Procure o nome de Gary, em revistas e reportagens, no Google, e verá várias ocorrências. Por falar em estudar cases, aproveite e estude também o case da Zappos.

43)  Vendendo Software



Não é um livro sobre marketing digital, mas, sim, sobre vendas de produtos digitais, no caso, software. Aisa tem esse curso de “engenharia de vendas”, há alguns anos, voltado para empresas de software, e é muito bom. (...) A obra mostra dicas de como se deve agir e pensar para transformar o intangível em tangível. Em um site, você tem que transformar informação – bit – em elementos persuasivos. (...) Apesar de ser para empresas de software, serve muito bem para pensar em quais elementos utilizar em um site persuasivo. (...) Leia também: “O Poder da Persuasão”, de Robert Cialdini, o papa da persuasão no mundo.

44) Wikinomics



(...) O livro é um clássico da colaboração em massa, inovação aberta, co-criação e tudo o que já falamos do “O Poder das Multidões”. Segue aquele estilo americano de apresentar a ideia e, depois, ficar durante o livro todo defendendo-a com cases (O “Cauda Longa” também é assim). O livro fala do projeto Genoma, do site Innocentive, da Wikipedia, do Linux. Só lendo para entender. Livro com estrelinha de favorito.

45) Groundswell



Charlene Li e Bernoff são da Forrester, que dispensa apresentações. Ela veio ao Brasil, há alguns meses, pela HSM, e é considerada uma das maiores autoridades em redes sociais no mundo. De fato, o livro é bom e traz dados e insights interessantes. Mostra como você deve implementar uma estratégia de relacionamento com o seu consumidor, por meio de redes sociais, avaliando o perfil tecnográfico do seu público-alvo. Tem teoria e prática. Há artigos falando sobre o Groundswell; então, antes de comprá-lo, dê uma lida nesses artigos. Livro para ser lido, relido e usado como guia, depois. Nem preciso falar: leia antes dos outros.

46) Web Analitica – Uma Hora por Dia



Avinash Kaushik é membro do conselho de diretores da Web Analytics Association e evangelizador de métricas do Google Analytics. Seus vídeos no YouTube (muitos estão legendados) são um capítulo à parte que devem ser vistos e revistos. O livro traz muito conteúdo, é denso e deve ser estudado como um curso à parte. Não existem muitos livros sobre métricas no país. (...) O livro preenche bem essa lacuna, mas é o único, por enquanto. O livro dele não é substituído pelo  Conversion University, do Google Analytics. O ideal é baixar todo o conteúdo do site do Google e ler o livro. E ainda, se possível, fazer um curso sobre Web Analítica. Esse livro é um excelente começo.

47) A revolução das Mídias Sociais



(...) O livro do André Telles, “A revolução das mídias sociais”, possui conteúdo objetivo, indo direto ao ponto. Deveria se chamar “Mídias Sociais: Manual prático”. Já no início, no capítulo de vídeos dá várias dicas, ensina do básico até o que se deve fazer para promover o vídeo, cases, dicas etc. Vai entrar na biografia da próxima edição do Google Marketing. Vale a pena ler e usar como guia.

48) Inbound Marketing



Livro que explora o chamado “Inbound Marketing”, termo já bem difundido nos EUA, mas ainda um pouco misterioso por aqui pelo Brasil. Inbound Marketing é o que muitas empresas que trabalham com internet fazem (ou deviam fazer), com seus clientes – gerar leads. O livro trata de como gerar leads, a partir de um trabalho feito com o Google, mídias sociais e blogs. Deve-se levar em conta que algumas ferramentas utilizadas, nos EUA, são bem diferentes das mais utilizadas aqui no Brasil. O livro fala de Digg e StumbleUpon, por exemplo. Vale a pena lê-lo devido ao conceito. Há uma parte interessante sobre conversão de clientes, porém, para esse tipo de conhecimento, é melhor o próximo livro que indicarei.

49) Otimização de Conversão



O livro tem um bom conteúdo sobre como converter visitantes em clientes, algo que não é tão explorado na literatura sobre marketing digital no Brasil. Ainda estamos nos concentrando muito em tráfego e pouco em como converter esse tráfego em vendas. (...) Lê-lo juntamente com “O Poder da Persuasão”, do Cialdini, e “Como criar sites persuasivos” é um bom conjunto para o tema conversão.

50) O Preço Inteligente



Não é um livro que fala de marketing digital, mas fala de estratégias de precificação diferenciadas, em uma economia altamente competitiva, em que a tecnologia não é mais diferencial e, principalmente, em que a Internet derruba o custo marginal e impinge aos mercados a informação grátis como uma regra. O livro traz exemplos atuais e antigos, de Ray Kroc a Yunus, de Walt Disney a Wal-Mart, e mostra que nem sempre nossas arraigadas teorias a respeito de precificação continuam válidas.

Chegamos ao fim desta lista. Espero que tenha gostado dos livros que foram indicados. Comente como tem evoluído seus estudos a partir dessa Biblioteca Básica de Marketing Digital. Abraços, bons estudos e até breve! :)
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