O Mito e o Mundo Moderno

Nesta página, aprenderemos mais sobre O Mito e o Mundo Moderno.

Não se pode dizer que a vida é inútil só porque acaba no túmulo. Há um um verso inspirado, num dos poemas de Píndaro, em que ele celebra um jovem que acabara de vencer um torneio de luta livre, nos Jogos Píticos: "Criaturas de um dia, o que é qualquer uma delas? O que não é? O homem não é senão o sonho de uma sombra. Quando surge, como uma dádiva no céu, um lampejo de sol, pousa sobre os homens uma luz radiante e, oh!, uma vida benigna".

Segundo Joseph Campbell, temos: "Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.".

Joseph Campbell (1904-1987) foi uma das maiores autoridades no campo da mitologia, em nosso século. Pesquisador incansável, professor e escritor, considerava a mitologia "o canto do Universo; a música da imaginação inspirada nas energias do corpo" e a ela se dedicou uma vida inteira.

Citando A Saga do Herói, Joseph Campbell nos ensina: "Além disso, não precisamos correr sozinhos o risco da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós. O labirinto é conhecido em toda a sua extensão. Temos apenas que seguir a trilha do herói, e lá, onde temíamos encontrar algo abominável, encontraremos um deus. E lá, onde esperávamos matar alguém, mataremos a nós mesmos. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos ter ao centro da nossa própria existência. E lá, onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo.".

Como Martin Luther King Jr., em 1963, herói é alguém que deu a própria vida por algo maior do ele mesmo. Dar a luz é incontestavelmente uma proeza heróica, pois é abrir mão da própria vida em benefício da vida alheia.

No mundo moderno, encontramos Darth Vader e Boba Fett, em The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca). As máscaras de monstros, pelos atores de Guerra nas Estrelas, representam a verdadeira força monstruosa, onde vivemos. Quando a máscara de Darth Vader é retirada, você vê um monstro sem forma, de alguém que não se desenvolveu como indivíduo humano. É um burocrata, que vive não nos seus próprios termos, mas nos termos de um sistema imposto.

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Sérgio, valeu a possibilidade de conhecer um pouco mais do Joseph Campbell. Abs, Daisy.

    ResponderExcluir
  2. Vamos, sim, evoluir no estudo do mito e do mundo moderno, com Joseph Campbell. Abrs, Sérgio.

    ResponderExcluir