quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Mercado Emergente dos Países em Hiperdesenvolvimento

Aqui estão alguns dados para consideração, sobre os Países em Hiperdesenvolvimento:

1- Em 2007, pela 1ª vez, China, Índia e Rússia, juntas, foram responsáveis por mais da metade do crescimento econômico mundial.

2- O PIB da Índia cresce 9% ao ano. A taxa de crescimento de sua bolsa de valores foi de 278%, entre 2002 e 2006. Goldman Saks acredita que o país será a 3ª maior economia do mundo, em 2050, superando o Japão já em 2030.

3- Estima-se que, em 2010,7 dos 10 maiores shoppings do mundo estarão localizados na China.

4- De todos os milionários, 800.000 se encontravam na China, em 2007. Deles, 250 apresentavam fortunas superiores a US$ 1 bilhão.

5- A Índia abriga mais de 100.000 milionários - número que cresce mais do que em qualquer outros país.

6- Existem 9.000 empresas de capital aberto na Índia, tornando-a o maior mercado mundial de companhias públicas de pequeno e médio porte.

7- Pequim, a capital chinesa, abriga sozinha 17 milhões de habitantes. Os Estados Unidos têm apenas 9 cidades com população maior ou igual a 1 milhão de pessoas, enquanto a China possui mais de 90.

8- Na Índia, mais de 10 milhões de pequenos estabelecimentos respondem por 95% das vendas. Além disso, apenas 4% de suas casas varejistas podem ser classificadas como spupermercados, lojas de departamentos ou shoppings. A China possui 23 milhões de pontos de venda a varejo, dos quais 78% são considerados lojinhas de bairro.

9- Segundo o International Business Report (2007), produzido pela Grant Thornton, os líderes empresariais indianos - ao lado de seus colegas argentinos - são os que passam mais tempo trabalhando, chegam a um total de 57 horas semanais. Eles figuram em 3º lugar na lista dos profissionais mais estressados do mundo, atrás apenas dos chineses e taiwaneses.

10-No Brasil, a quantidade de cartões de crédito por pessoa chegou a 2,25, em 2006. Na China, esse número era de 0,93 per capita, enquanto, na Rússia, de 0,56. A média de cartões por habitante indiano atingia a marca de 0,08.

11- Em 3 anos, entre 2003 e 2006, o número de cartões de crédito Visa emitidos na China subiu de 1,7 milhão para 11,7 milhões.

12- A Nielsen Media Research projetou que a Rússia deve se tornar o maior mercado consumidor da Europa e o 4º maior do mundo, em 2025.

13- A taxa de poupança indiana supera os 30%, com o índice de investimento rondando os 33%. Na China, esse índice, que supera os 40%, constitui um recorde mundial.

14- A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinalou que mais de 11 milhões de novos empregos foram gerados anualmente na Índia, entre 2000 e 2005 - um ritmo maior que o do Brasil, da Rússia e da China. Juntos, os 4 países criaram mais de 22 milhões de cargos por ano, superando em mais de 5X a criação líquida de empregos registrada nos países da OCDE, durante o mesmo período.

15- A Índia abriga 380 universidades e 11.200 instituições de ensino superior, formando, anualmente, cerca de 6.000 doutores, 200.000 engenheiros e 300.000 cientistas graduados e pós-graduados.

16- Segundo um relatório da Forrester Research, os países BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China - terão mais de 775 milhões de novos microcomputadores em 2015. Grande parte do crescimento da indústria de computadores pessoais e de produtos relacionados virá dos mercados emergentes.

17- A população chinesa com menos de 25 anos supera a juventude norte-americana no acesso à Internet doméstica de alta velocidade, assim como na posse de smartphones e de câmeras de vídeo digitais.

18- A China possui o maior mercado de blogs e mensagens instantâneas do mundo.

19- De 2007 a 2011, os gastos apresentados pelo mercado de mídia e entretenimento nos países BRIC, em especial na China e na Índia, continuarão a crescer com taxas de 2 dígitos. Durante esse período de 5 anos, os BRIC serão responsáveis por 24% do entretenimento global e do crescimento midiático.

20- Em 2007, os BRIC ultrapassaram os Estados Unidos no domínio da indústria internacional de energia. Em 1991, com a capitalização do mercado, 55% das 20 maiores empresas do ramo energético eram norte-americanas, enquanto 45% tinham origem européia. Em 2007, 35% delas pertenciam a países BRIC, enquanto 35% estavam na Europa e 30% nos Estados Unidos.

21- Nos Estados Unidos, a Internet é utilizada para coleta e troca de informações; na China, seu maior uso é destinado ao entretenimento.

22- Durante os últimos 3 anos, os gastos com publicidade dos países BRIC cresceram 4X mais rápido do que a média global.

23- No início de 2007, uma companhia telefônica chinesa, a China Mobile, atendeu mais de 301 milhões de chineses com seus planos de telefonia celular. Em julho de 2006, a população total dos Estados Unidos era estimada em 298 milhões de habitantes.

24- Um site de relacionamentos, QQ, administrado pela Tencent Inc., possui 300 milhões de usuários ativos. Ele também ostenta receitas de US$ 523 milhões, cerca de 4X mais do que as do Facebook, a maior rede de relacionamentos da América do Norte. O lucro operacional do QQ supera os US$ 224 milhões, enquanto o Facebook registrou uma perda de US$ 50 milhões, em 2007.

25- O número de pessoas que utilizam fornos para queimar combustíveis sólidos - como a madeira, o carvão e o esterco - encontra-se entre 2,5 e 3 bilhões, quase metade da população mundial.

26- Segundo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, 1/4 da população mundial viverá em favelas, em 2020.

Fonte: Admirável Marketing Novo - Como a pirataria, a pobreza e os oligarcas estão reinventando o marketing, de Max Lenderman (best business).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário