domingo, 5 de junho de 2011

Google: um pouco de história

O Google surgiu em janeiro de 1996, como um projeto de doutorado dos estudantes Larry Page e Sergey Brin, da Universidade de Stanford, nos EUA, apenas como Google Search. O projeto, chamado de Blackrub, foi desenvolvido devido à frustração de seus criadores com os sistemas de busca da época, tendo como objetivo a construção de um site mais avançado, com mais recursos, mais rápido e com maior quantidade de ligações.


O nome do site foi escolhido por causa da expressão googol, termo que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar o quão grande é a Web. Mas, de googol para Google existiu um fato curioso para que ocorresse esta alteração. Segundo relata o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o 1º investidor da empresa emitiu um cheque de US$ 100,000.00, perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page apenas disseram que estavam pensando em dar o nome de "Googol" à empresa. O empresário, então, por ignorância, escreveu "Google" ao invés de "Googol", obrigando que a empresa tivesse este nome.

Os estudantes conseguiram seu objetivo e mostraram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente simples. Tinham como proposta possuir um site com uma publicidade discreta e bem dirigida, para que o buscador perdesse o menor tempo possível nele

Hoje em dia, o Google oferece uma série de outros serviços online, quase todos gratuitos, incluindo: serviço de e-mail (GMail), edição e compartilhamento de documentos e planilhas (Google Docs), rede social (Orkut), comunicação instantânea, tradução (Google Tradutor), compartilhamento de fotos (Picasa), vídeos (YouTube e Google Vídeos), confecção e gerenciamento de Blogs (Blogger), agenda (Google Agenda), pesquisa de mapas e endereços (Google Maps), notícias (Google Notícias), livros online (Google Livros), pesquisa em tempo real (Google Pesquisa em Tempo Real), exploração do mundo em seu computador (Google Earth), artigos acadêmicos (Google Acadêmico), entre outros.

O sucesso do site é tamanho, que tornou as ações da empresa uma das mais valorizadas e rentáveis nas bolsas norte-americanas. No 2º semestre de 2007, as ações ordinárias do Google estavam cotadas a US$ 650,00 cada..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Serginho, gostei muito da matéria do Google. Porém, acredito que as "coisas" estão indo rápido demais e o homem não consegue acompanhar. Deus está no "centro de tudo". Keep going! Regina.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina! Obrigado pelo seu comentário! Realmente, temos ainda que aprender muito sobre o Google. Boa semana e um abraço do Sérgio.

    ResponderExcluir