sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Educação afeta religião

Educação afeta religião, mas de uma forma mais complexa do que se pensava. O que é mais provável: que quanto mais educada a pessoa for, mais ela questionará suas crenças religiosas, mais ela deixará de ir à igreja e até mesmo um dia abandonará sua fé inteiramente, ou o contrário? Segundo uma pesquisa, a educação de uma pessoa afeta suas práticas religiosas de maneiras complexas. (...) Entre as novas descobertas deste estudo, em http://goo.gl/SJs7D, encontram-se:
  • Educação teve um efeito forte e positivo sobre a participação religiosa. Cada ano adicional de escolaridade aumentou as chances de frequentar os cultos religiosos em 15%.
  • O aumento em educação foi associado com a leitura da Bíblia. Cada ano adicional de escolaridade aumentou as chances de ler a Bíblia pelo menos ocasionalmente em 9%.
  • Educação foi relacionada à mudança de afiliações religiosas. As chances de mudar para uma denominação protestante mais comum nos EUA aumentou 13% para cada ano de educação.
  • Os entrevistados mais educados eram mais propensos a questionar o papel da religião na sociedade. No entanto, eles foram contra coibir as vozes dos líderes religiosos sobre questões sociais, e apoiaram os direitos desses líderes religiosos de influenciar o voto das pessoas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário