quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mensagem do dia: 24.08.2011 (Vídeo: 6:43)

1) "Para nos mantermos bem é necessário comer pouco e trabalhar muito."
2) "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
3) "Ter muitos amigos é não ter nenhum."
4) "Nós somos aquilo que fazemos, repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."
5) "Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade."


Biografia de Aristóteles: Aristóteles nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia. Seu pai, Nicômaco, era médico do rei Amintas, e deu ao filho estrutura para construir e solidificar seus estudos. Jovem, ainda aos 17 anos, Aristóteles ingressou na Academia de Platão, em Atenas. Foi por lá que despertou a atenção de seu mestre, Platão, a ponto de substituí-lo após sua morte. Sua 1ª esposa foi Pítias, irmã de Hérmias, que foi morto pelos persas. Após a morte de Hérmias, Aristóteles foi para Mitilene.
Depois que sua 1ª esposa faleceu, o filósofo casou-se (...) com Hérpilis, com quem teve um filho, de nome Nicômaco, a quem Aristóteles dedicou o livro “Ética a Nicômaco”. Em 343, se tornou o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época. Com o assassinato do rei Felipe II, Alexandre assume o trono. Em 335 a.C., Aristóteles retorna para Atenas e, com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola, (...) que, em pouco tempo, se tornaria um renomado centro de estudos, dividido em diferentes especialidades. (...) Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., houve um aumento do sentimento antimacedônico em Atenas. (...) O partido nacionalista foi reativado por Demóstenes. Tudo isso deixou a situação de Aristóteles delicada. Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade e teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola. Morreu 1 ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal. (Fonte: Pensador.Info, em http://goo.gl/oc3VW).


- Vida e obra de Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico -
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário