domingo, 17 de julho de 2011

Mensagem do dia: 17.07.2011

"Em toda a natureza, o crescimento envolve acelerações e transformações periódicas: as coisas fluem lentamente, durante um tempo, nada parece acontecer, até que, de repente, a casca se rompe, o galho germina, a cauda do girino desaparece, a folha cai, o pássaro muda as penas, a hibernação começa. Conosco acontece o mesmo. Embora os sinais sejam menos claros do que no mundo das folhas e plumagens, a função dos períodos de transição é a mesma. (...) Quer escolha ou não a sua mudança, dentro de você há possibilidades adormecidas, interesses e talentos que ainda não explorou. As transições limpam o terreno para novos crescimentos. Fazem descer a cortina para que o palco seja arrumado para uma nova cena. O que é que, a essa altura de sua vida, aguarda silenciosamente nos bastidores a deixa para entrar em cena? Algumas sugestões para os momentos de indecisão:
  1. Certifique-se de encontrar tempo para estar só. Acolha o vazio. Vá a lugares tranquilos, onde seja possível não fazer literalmente nada, mas não espere nenhuma grande revelação. O importante e prestar atenção aos seus sonhos e pensamentos.
  2.  Mantenha um diário com o registro de suas experiências na zona neutra ou escreva sua autobiografia. Dê a você mesmo a chance de 'reescrever' a história da sua vida.
  3. Procure descobrir o que você, realmente, deseja, o que poderia ser seu propósito na vida. Se sua vida acabasse hoje, o que você sente que deveria ter feito até o momento?
Muitos dos grandes personagens da história - São Paulo, Maomé, Dante de Alighieri, Jesus, Buda, Eckhart Tolle, dentre outros - sentiram vontade de se embrenhar nas florestas ou de vagar pelos desertos. Talvez, não pretendessem salvar o mundo - quem sabe não quisessem apenas confirmar a necessidade milenar que os seres humanos têm de buscar o recolhimento e a paz de espírito? Quando estamos prontos para seguir adiante, as oportunidades aparecem, o que permite o surgimento de um período de excitação. Porém, vá com calma, mantenha pelos menos alguma ligação com sua vida pregressa. Confiante em suas idéias da época da indecisão/incerteza, não desanime se as coisas não andarem tão depressa quanto você gostaria. Lembre-se sempre do ditado Zen: 'Depois da iluminação, a roupa suja'." - William Bridges, em Transições: Entendendo as Mudanças da Vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário