segunda-feira, 18 de julho de 2011

Website Wireframe

"Um Wireframe de site web (ou também "wire frame web", "wireframe web", "web wireframing") é um guia visual básico usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web e relacionamentos entre suas páginas. Um wireframe web é uma ilustração semelhante do layout de elementos fundamentais na interface. Normalmente, wireframes são concluídos antes que qualquer trabalho artístico seja desenvolvido. O objetivo do wireframe é ajudar o desenvolvedor de sistemas a entender o que o cliente está querendo, mostrando os requisitos funcionais de um sistema.
Wireframe então é um desenho básico de uma interface. Este desenho, no entanto, deve retratar toda a arquitetura de informação do sistema desejada pelo cliente. Deve-se observar também que o wireframe retrata a usabilidade do sistema. No entanto, este desenho deve ser muito simples e resumido, informando ao desenvolvedor apenas o que for estritamente necessário.
Wireframe seria um esqueleto do site, que deve ser feito antes de iniciar a montagem do layout com cores e imagens. Podemos definir o wireframe como uma, se não a mais, importante entrega para o usuário. Podemos usar o wireframe apenas como base para os desenvolvedores, mas o mesmo também pode ser entregue para o usuário. Esta entrega gera o primeiro contato entre o ambiente digital e o usuário.
Wireframes permitem o desenvolvimento de variações de um layout para manter a consistência do design através do site. Esta é uma parte importante do estágio de desenvolvimento inicial pois ela cria expectativas ao usuário e ajuda a desenvolver familiaridade com o site.
A criação de um conjunto de wireframes para um projeto também serve como um meio de comunicação com os clientes e os stakeholders como os geradores de conteúdo, engenheiros e desenvolvedores. No decorrer de um projeto a utilização de wireframes funciona como uma base estável para se considerar mudanças, diversos caminhos de usuário e novos requerimentos. O arquiteto de informação e designer de informação normalmente usam os wireframes como uma reunião dos pensamentos e como documentos de trabalho sólidos nos quais estabelecem a linguagem, o conteúdo e a estrutura de interações que os usuários terão com um determinado projeto ou site.
Wireframes podem variar de simples desenhos estruturais do sítio a uma simulação de navegação de alta fidelidade, que possui movimentos, enlaces funcionais e interações complexas. Para simples desenhos, a prototipagem em papel é a técnica mais comumente utilizada, mas ela tem sido melhorada com a utilização de software para projetos mais complexos. Os programas mais utilizados para criação de wireframes de baixa fidelidade são o Visio, Mockingbird, Balsamiq, iPlotz]], Pidoco, InDesign, Illustrator, Photoshop, Adobe Fireworks e OmniGraffle. Para alta fidelidade, ferramentas de prototipagem/wireframing incluem Axure, ProtoShare, Justinmind e Irise. Para propósitos de design de interface de usuário colaborativa, ferramentas de wireframing online como Pidoco ou Protoshare, que oferecem funcionalidade de gerenciamento de projeto ou colaboração, são comuns." - Fonte: Wikipedia, em http://goo.gl/b07iL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário