segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - SGC

"Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC (do inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (inserir e editar) conteúdos em tempo real sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes através de complementos (galerias de fotos, gerenciadores de enquetes, gerenciadores de formulários) que podem ser agregados ao SGC.

Podemos dizer que um SGC é semelhante a um framework (um esqueleto) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usuabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet.

Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. A habilidade necessária para trabalhar com um CMS não vai muito além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto.

A aparência de um website criado com um SGC é personalizável, através da utilização de temas que podem ser facilmente mudados.

Exemplo de SGC é o Wordpress, um sistema em PHP, Open Source e de altíssima qualidade para gerir blogs ou portais cada vez mais completos. Outros exemplos de SGC são o Liferay e o Joomla, onde é facilmente realizada a edição de conteúdos a partir do próprio site, podendo também ser usado para o gerenciamento de intranet." - Fonte: Wikipedia, em http://goo.gl/euASz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário