terça-feira, 19 de julho de 2011

Vidas Passadas: Discovery Channel (Vídeos)

Documentário da Discovery Channel sobre casos comprovados de reencarnação e vidas passadas (em 5 partes).




Documentário exibido pelo Discovery Channel, em 2006. O que acontece conosco depois da morte? É possível voltar? Dois terços da população do planeta - pessoas das mais distintas religiões - , acreditam que sim. Mas, a ciência moderna persiste em rejeitar essa idéia. 

Existem evidências científicas sobre vidas passadas? A resposta pode estar em um grupo de crianças, que cientistas de diferentes áreas do saber vêm estudando: (...) elas ainda muito jovens, manifestaram memórias (...) vivas de existências e mortes experienciadas anteriormente à vida que levam atualmente. (...) Forneceram detalhes surpreendentes sobre pessoas que jamais conheceram, lugares em que nunca estiveram e fatos que não presenciaram, pelo menos não nesta vida. Os vídeos mostram o trabalho dos pesquisadores desse fascinante assunto em busca de provas sobre a existência, ou não, da Reencarnação.

Jornal Diário da Manhã Goiânia 10.Mai.2009
http://www.dm.com.br/materias/show/t/um_caso_de_reencarnacao

Um caso de reencarnação. Luiz Antônio de Paiva (médico psiquiatra e vice-presidente da Associação Médico-espírita de Goiás). Há cerca de 4 anos, assisti a um documentário no Discovery Channel (TV a cabo) sobre casos indicativos de reencarnação. Eram crianças que na altura de 3 anos começavam, de repente, a dizer que tinham sido determinadas personalidades já falecidas e, em se pesquisando os dados, constatava-se a veracidade das reminiscências relatadas. (...) O Dr. Jim Tucker, psiquiatra infantil, professor e pesquisador da Universidade da Virgínia, afirma: "Muitos casos envolvem memórias, declarações e comportamentos, mas marcas de nascença são algo objetivo." A evidência de um processo físico, objetivo, pelo qual uma personalidade poderia indicar que sobreviveu à morte e se transferiu para outro corpo, sempre foi a exigência dos opositores do professor Ian Stevenson, predecessor de Tucker, frente aos resultados de suas pesquisas com mais de 3.000 casos (...)  A comprovação da existência de uma memória extra-cerebral, em muitos desses casos, não foi o suficiente para eles. (...) Recusar-se a aceitar as evidências já acumuladas é o velho recurso do reducionismo materialista dos acadêmicos, frente à teses ousadas e, em especial, aquelas que apontam para a comprovação da existência e sobrevivência da alma. (...) Talvez, em futuro próximo, assistamos ao acúmulo de mais provas físicas, inclusive de outra natureza, colocando em cheque (...) as teorias materialistas que ainda impregnam o mundo acadêmico. (...)

Livro: Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação, de
Ian Stevenson
http://www.scribd.com/doc/13797234/Ian-Stevenson-Vinte-Casos-Sugestivos-de-Re...
 
(...) Investigações parapsicológicas, no Brasil, encontram-se ainda em sua fase inicial. Existem poucos centros de estudo de Parapsicologia, (...) todos eles mantidos por iniciativa particular. Não temos cátedras universitárias dessa disciplina. Sua difusão é feita através de livros ou de palestras e cursos populares sumários, mediante os quais reduzido número de interessados ou curiosos são informados sobre esse importante ramo do conhecimento humano. Tais ensinamentos nem sempre são ministrados por instrutores capacitados ou isentos de preconceitos religiosos e filosóficos. Desse modo, o público brasileiro não tem tido exata noção daquilo que, atualmente, constitui o amplo campo da investigação parapsicológica em elaboração (...) nos grandes centros de pesquisas mundiais. (...) Este livro compreende uma amostragem extraída do já grande acervo de fatos estudados era vários países, pelo Dr. Ian Stevenson, (...) que possui em seus arquivos cerca de 600 casos, dos quais investigou, pessoalmente, mais de 200. (o texto completo do livro, com 357 páginas, em formato PDF, está disponível no endereço acima).

Wikipedia, a enciclopédia livre da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ian_Stevenson

Ian Stevenson (1918 - 2007), pesquisador e médico psiquiatra canadense. Sua pesquisa incluía o tema da Reencarnação, a Experiência de Quase-Morte (EQM), aparições ou visões no leito de morte, a problemática do relacionamento entre mente e cérebro, e a continuidade da personalidade após a morte. Interessou-se (...) pela memória que as crianças possuíam de vidas passadas. (...) Stevenson foi o fundador da pesquisa científica a respeito da reencarnação e ficou conhecido por recolher e analisar, meticulosamente, casos de crianças as quais pareciam lembrar de vidas passadas sem o auxílio da hipnose. (texto completo no endereço acima).

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:


Parte 4:


Parte 5:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário